Pensar a vida e viver o pensamento, de forma profunda e radical. Isso é filosofar.

O diálogo

Situação filosófica
    Um astrônomo, um físico e um matemático estavam passando férias na Escócia. Olhando pela janela do trem eles avistaram uma ovelha preta no meio do campo. "Que interessante", observou o astrônomo, "na Escócia todas as ovelhas são pretas." Ao que o físico respondeu: "Não, nada disso! Algumas ovelhas escocesas são pretas". O matemático olhou para cima em desespero e disse: "Na Escócia existe pelo menos um campo, contendo pelo menos uma ovelha e pelo menos um lado dela é preto". (Stewart, citado em Singh, O último teorema de Fermat, p. 147).


Analisando a situação
    • Quem são os três personagens da historieta? O que os aproxima? O que os separa?
      São um astrônomo, um físico e um matemático. De modo geral, podemos dizer que eles têm em comum o fato de serem estudiosos de três disciplinas pertencentes às chamadas ciências exatas (nas quais se pretende um conhecimento exato, preciso e objetivo sobre as coisas, com base no modelo matemático).
      A astronomia e a física se aproximam e se interpenetram, pois são ciências em que predomina a observação do mundo concreto, sensível, e que podem utilizar a experimentação para confirmar suas hipóteses (embora nem sempre, como na astrofísica, cujo objeto de estudo é praticamente inalcançável), visando formular leis gerais. Por sua vez, a matemática propriamente dita constitui uma ciência não experimental, que não lida, de modo geral, com a realidade concreta, pois se baseia em objetos abstratos, ideais, e amplia seu conhecimento sobre eles por meio da dedução lógica, conduzida com todo o rigor.

      • Onde estavam? Passavam por uma situação rotineira?
      Estavam na Escócia, passando férias. Por isso, e pelo diálogo que levaram, podemos supor, mesmo sendo essa uma história fictícia, que eram estrangeiros passeando por esse país. De qualquer forma, teriam saído de sua rotina, de sua vida cotidiana e concentravam-se em uma situação mais favorável à experiência de estranhamento, de admiração.

      • O que chamou a atenção deles, quebrado o fluir "monótono" da viagem?
      Foi a visão de uma ovelha negra no meio do campo escocês. Por que isso chamaria a atenção deles? Provavelmente porque as ovelhas mais comumente conhecidas são de cor clara ou branca. Uma ovelha negra é algo pouco frequente, o que gerou uma quebra, um estranhamento, uma admiração.

      • Qual foi o resultado dessa quebra?
      A quebra levou-os a refletir sobre o que haviam visto e a iniciar um diálogo em que cada um expressou conclusões distintas. Dito de maneira mais precisa: como eram cientistas — isto é, estudiosos, pessoas comprometidas com o conhecimento —, cada qual passou a formular uma hipótese ou afirmação a respeito do que a visão de uma ovelha negra isolada em um campo da Escócia lhe permitia conhecer "de verdade". Esse diálogo constitui uma paródia do mundo científico, fazendo uma caricatura das três ciências.

Paródia — imitação ou caracterização cômica, satírica de alguma coisa.

      • Como se podem interpretar as palavras do astrônomo?
      Interpretar é entender o que foi dito, aprofundando-se em seu significado. É cavoucar, escarafunchar as entrelinhas, o que está implícito. Temos que o astrônomo concluiu, ao ver uma ovelha negra, que todas as ovelhas são negras na Escócia. Essa é uma inferência evidentemente equivocada. Não se pode fazer tamanha generalização a partir de um único caso. Assim, podemos entender que há aí certa referência caricatural à astronomia (ciência que trata de entender e explicar a totalidade física do universo), bem como a uma tendência muito comum nas pessoas: a de generalizar a partir de muito pouco.

Inferência — conclusão a que se chega sobre algo a partir de outro elemento tido como verdadeiro, por qualquer tipo de raciocínio.

      • E as palavras do físico?
      Podemos dizer que o físico não é tão exagerado quanto o astrônomo, mas também se precipita, pois saber que existe um caso de ovelha negra na Escócia não implica a existência de outras, mesmo que sejam apenas algumas, como ele concluiu. Essa poderia ser a única ovelha negra nesse país. Portanto, faltou rigor em sua afirmação.

      • E as palavras do matemático?
      O matemático tem bem presente tudo isso. Fazendo uso da linguagem precisa que caracteriza sua ciência, ele formula uma afirmação rigorosamente lógica a respeito de tudo o que é possível conhecer a partir da experiência que haviam tido: "Na Escócia existe pelo menos um campo, contendo pelo menos uma ovelha e pelo menos um lado dela é preto". De fato, tudo o que se havia visto era um campo, uma ovelha preta e um lado dela. Se ela não se virou, ninguém viu seu outro lado. Teoricamente, portanto, não é impossível que o outro lado tivesse outra cor. Ao mesmo tempo, porém, o uso da expressão "pelo menos" em sua proposição deixa aberta a possibilidade de que exista outro campo com outra ovelha negra, bem como que o outro lado dela seja negro.

      • Você faria alguma crítica a mensagem transmitida por essa anedota?
      Para poder criticar essa anedota, você precisa — depois de entender bem o texto e suas entrelinhas — ir além dele e ver seus problemas: o que falta, onde ele é parcial, o que tem de mau ou de bom etc. Vejamos um exemplo disso.
      Há pessoas que não gostam muito das formulações feitas por matemáticos, quando se trata de explicar a realidade concreta. Elas poderiam dizer, por exemplo, que o diálogo está incompleto, que deveria ter prosseguido com objeções de outros especialistas. Nesse caso, talvez um biólogo pudesse dizer: "Embora seu raciocínio seja bastante correto do ponto de vista lógico, se considerarmos os fatos, isto é, a experiência que todos nós temos da realidade, é altamente improvável que essa ovelha tenha uma cor distinta do outro lado. Além disso, do ponto de vista biológico..." e assim por diante. Ou seja, a conversação poderia ter continuado, enriquecida com outros argumentos e conhecimentos, cada personagem tentando encontrar melhores fundamentos para suas opiniões. Essa é uma característica marcante do discurso filosófico.
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