Pensar a vida e viver o pensamento, de forma profunda e radical. Isso é filosofar.

Grandes áreas do filosofar

      Para você ter uma ideia da diversidade de temas discutidos pela filosofia em toda a sua história e ser capaz de localizá-los, tenha em conta que a problematização da realidade feita pelos filósofos costuma se dar, de modo geral, a partir dos seguintes pontos de vista: metafísico ou ontológico, epistemológico, lógico, ético, político, estético e linguístico. Cada um desses pontos de vista constituiu um ramo distinto de estudo filosófico — uma grande área do filosofar —, com objetos específicos de investigação.


Epistemologia e filosofia da ciência
    Episteme é um termo grego que designava o conhecimento reflexivo, teórico, fundamentado, elaborado com rigor. Opunha-se à doxa, que era o conhecimento comum, obtido sem reflexão crítica, equivalente a uma mera opinião. Dependendo do contexto, também se opunha aos conceitos de tekhne ("manufatura, construção"), poiesis ("criação, fabricação") e de praktike ("ciência prática"), isto é, aos conhecimentos técnicos e práticos.
      Assim, a palavra epistemologia designa o estudo da natureza do conhecimento obtido nas diversas ciências, que é um conhecimento fundamentalmente teórico. Identifica e avalia os métodos e o modo de operar (que se diz modus operandi, em latim) de cada uma, podendo sugerir novos enfoques. Seu propósito, entre outros, é lançar um olhar crítico sobre as diversas áreas e buscar distinguir a ciência autêntica da pseudociência. Muitas vezes é identificada com a filosofia da ciência, embora esta conforme um campo de investigação mais amplo.
      Outras vezes, porém, o termo epistemologia é usado no contexto filosófico em referência às concepções relativas ao processo de conhecer em geral — não apenas no âmbito científico —, tendo como sinônimos as designações teoria do conhecimento ou gnosiologia (do grego gnosis, "ação de conhecer").

Exemplos de questões abordadas pela epistemologia:
O que é a verdade? O que é a mente? O que é o conhecimento? O que é conhecimento científico? Como se conhece? O que pode ser conhecido? Como saber se um conhecimento é verdadeiro? Existem ideias inatas?


Estética
    Aisthesis é um termo grego que significa (percepção pelos sentidos, sensação". Dele se formou a palavra aistheikos, "que se percebe pelos sentidos".
      Assim, como disciplina filosófica, a estética é o estudo da percepção pelos sentidos, especialmente da percepção do belo. Investiga sobretudo as manifestações da arte, os sentimentos que esta expressa e desperta. Por isso, constitui também uma filosofia da arte.


Exemplos de questões abordadas pela estética:

O que é o belo? O que é a obra de arte? Existem princípios universais da beleza? A beleza é algo material ou espiritual? Existe diferença entre o belo artístico e o belo natural? O que é gosto? Gosto se discute?


Ética ou filosofia moral
    Ethos é uma palavra grega com o significado de "modo de ser, caráter", bem como, com uma pequena variação, "hábito, costume". Supõe-se que, da junção dessas semânticas, originaram-se os termos gregos ethikos, "relativo ao modo de ser, habitual, aos costumes", e latino ethica, "doutrina dos costumes".
      Assim, a palavra ética aplica-se à disciplina filosófica que investiga os diversos sistemas morais elaborados pelas sociedades humanas, isto é, as normas, interdições (proibições) e valores que orientam a conduta e os costumes dentro de uma comunidade ou cultura. Entre seus objetivos principais está o de empreender e explicitar os pressupostos que fundamentam essas normas e valores, ou seja, as visões de mundo e as concepções sobre o ser humano e sua existência que sustentam as normas e valores.

Exemplos de questões abordadas pela ética:
O que é o dever? Como nascem e em se que fundam os deveres? Como devemos agir? Como devemos viver para ser felizes? Existe a liberdade humana? O que é a virtude? O que é o bem? O que é o mal? É possível a paz? Os animais também têm direitos?


Filosofia da linguagem
    Como o próprio nome expressa, trata-se do campo de reflexão filosófica sobre a linguagem. Isso quer dizer que sua preocupação não é a mesma da linguística, pois sua investigação mantém certos vínculos com outras áreas filosóficas, principalmente com a metafísica, a lógica e a epistemologia. Assim, ocupa-se das relações da linguagem com o pensamento, com o conhecimento da verdade e com o mundo.

Exemplos de questões abordadas pela filosofia da linguagem:
O que é significado? O que é signo? O que é uma palavra? Qual é a função da linguagem? Qual é a origem das línguas? Como a linguagem se relaciona com o mundo? Qual é a relação entre as palavras e as coisas? O que é um enunciado verdadeiro?



Filosofia política
    Polis é uma palavra grega que quer dizer "cidade" (em referência à cidade-Estado da Grécia antiga). Dela formou-se o termo politike, "ciência (ou arte) da cidade", isto é, de sua organização e governo. Assim, política é o campo de atividade humana que trata do Estado, das coisas de interesse público e do conjunto dos cidadãos.
      A filosofia política, por sua vez, como o próprio nome evidencia, é o campo de reflexão filosófica sobre as questões políticas, bem como sobre as relações humanas consideradas em seu sentido coletivo. Estuda os princípios e mecanismos que fundamentam e explicam a ordem social existente. Também investiga, entre outras coisas, a melhor maneira de organizar a vida social, suas instituições e suas práticas.

Exemplos de questões abordadas pela filosofia política:

Como surgiu a sociedade? O que é o Estado? É possível uma sociedade sem Estado? O que é justiça? O que é a lei? O que é igualdade? Por que existem ricos e pobres? Há uma relação entre ética e política? Por que a guerra? É possível a paz?


Lógica
    Logos é uma palavra grega que significava originalmente "verbo, palavra". No âmbito filosófico, passou a ser identificada com as ideias de razão, pensamento ou discurso racional e raciocínio. Desta última acepção se derivou o termo grego logike, "ciência do raciocínio".
      Assim, como disciplina filosófica, a lógica é o estudo dos juízos, enunciados ou proposições com o objetivo de estabelecer os princípios ou as regras gerais do raciocínio correto ou válido.

Exemplos de questões abordadas pela lógica:
O que é um argumento válido? O que é um enunciado absurdo? Quando um argumento é verdadeiro? Quais são os raciocínios enganosos (que se denominam falácias) mais comuns?


Metafísica
    Composta do grego metá, "atrás, depois, além", e physiká, "coisas naturais, natureza", a palavra metafísica significa literalmente "o que vem depois ou além do físico". É o estudo do ser (tudo o que é) enquanto ser, ou seja, o que algo é em si, suas propriedades, causas e princípios primeiros. Trata-se da busca da realidade fundamental das coisas, isto é, sua essência. Seria a área mais abstrata da filosofia, aquela que mais se desprende da experiência, como definiu o filósofo alemão Immanuel Kant.
      Dividia-se em dois ramos: ontologia (o estudo do ser e sua essência) e teologia (estudo de Deus e sua essência). Era considerada área fundamental dos estudos filosóficos, a "filosofia primeira", de acordo com Aristóteles, até por volta do século XVIII. Depois, passou a ser criticada por vários pensadores como um saber estéril ou um não saber, mas ganhou novas abordagens e interpretações na produção filosófica contemporânea.

Exemplos de questões abordadas pela metafísica:
Qual é a origem de tudo? O que é a realidade? Tudo é matéria ou espírito? O que é o tempo? O que é o ser humano? O que é a vida? Qual é o ser das coisas? Existe a verdade? Qual é a natureza de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inicio

Postagens mais lidas

O QUE É CIÊNCIA - Do método científico às leis científicas

      Comecemos nossa investigação sobre a ciência buscando o significado básico dessa palavra. O termo ciência vem do latim scientia , que...