Pensar a vida e viver o pensamento, de forma profunda e radical. Isso é filosofar.

O papel da filosofia e A vida determina a consciência

      Temos em seguida três textos. Os dois primeiros tratam do papel da filosofia: Hegel descreve o conhecimento filosófico como algo que surge depois que a realidade se "instala"; Marx propõe, em poucas palavras, como a filosofia deve atuar. O último texto é uma defesa da tese materialista de que a vida determina a consciência. Leia e releia esses textos e responda às questões.


1. O papel da filosofia I
    "A tarefa da filosofia é entender o que é, pois o que é é a razão.
      No que diz respeito ao indivíduo, cada um é filho de seu tempo. Do mesmo modo, a filosofia é seu tempo apreendido em pensamentos. Não é sensato crer que a filosofia possa ir além de seu tempo presente, do mesmo modo que imaginar que um indivíduo possa saltar por cima de seu tempo. E se uma teoria vai além da sua realidade e constrói um mundo tal como deve ser, este existirá por certo, mas somente em sua opinião, elemento maleável no qual se pode plasmar qualquer coisa. [...]
      Para agregar algo mais sobre a pretensão de ensinar como deve ser o mundo, assinalemos, por outra parte, que a filosofia chega sempre tarde. Enquanto pensamento do mundo, aparece no tempo só depois que a realidade consumou o seu processo de formação e já se acha pronta.
      O que ensina o conceito o mostra com a mesma necessidade a história: só na maturidade da realidade aparece o ideal frente ao real, e erige a este mundo, apreendido em sua substância, na figura de um reino intelectual.
      Quando a filosofia pinta com seus tons cinzentos é que já envelheceu uma figura da vida que suas penumbras não podem rejuvenescer, somente conhecer. A ave de Minerva (a filosofia) alça seu voo ao entardecer."

Hegel, Principios de la filosofía del derecho, p. 246; tradução dos autores.


2. O papel da filosofia II
    "Até agora os filósofos se dedicaram a interpretar o mundo; resta, de agora em diante, transformá-lo."

Marx, Teses contra Feuerbach, 11° tese.


3. A vida determina a consciência
    "Contrariamente à filosofia alemã, que desce do céu para a terra, aqui parte-se da terra para atingir o céu. Isto significa que não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam e pensam nem daquilo que são nas palavras, no pensamento, na imaginação e na representação de outrem para chegar aos homens em carne e osso; parte-se dos homens, da sua atividade real. É a partir do seu processo de vida real que se representa o desenvolvimento dos reflexos e das repercussões ideológicas deste processo vital. Mesmo as fantasmagorias correspondem, no cérebro humano, a sublimações necessariamente resultantes do processo da sua vida material que pode ser observado empiricamente e que repousa em bases materiais. Assim, a moral, a religião, a metafísica e qualquer outra ideologia, tal como as formas de consciência que lhes correspondem, perdem imediatamente toda a aparência de autonomia. Não têm história, não têm desenvolvimento; serão antes os homens que, desenvolvendo a sua produção material e as relações materiais, transformam, com esta realidade que lhes é própria, o seu pensamento e os produtos desse pensamento. Não é a consciência que determina a vida, mas sim a vida que determina a consciência. Na primeira forma de considerar este assunto, parte-se da consciência como sendo o indivíduo vivo, e na segunda, que corresponde à vida real, parte-se dos próprios indivíduos reais e vivos e considera-se a consciência unicamente como sua consciência."

Marx, A ideologia alemã, p. 9-10.

1. Interprete a metáfora "a ave de Minerva alça seu voo ao entardecer".

2. Qual é a discordância fundamental entre o primeiro texto e o segundo?

3. Identifique no terceiro texto todas as frases que ilustram a concepção materialista da filosofia de Marx.

4. Interprete e comente a frase de Marx: "Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência".


Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais lidas

O QUE É CIÊNCIA - Do método científico às leis científicas

      Comecemos nossa investigação sobre a ciência buscando o significado básico dessa palavra. O termo ciência vem do latim scientia , que...