Pensar a vida e viver o pensamento, de forma profunda e radical. Isso é filosofar.

Cosmo

      No texto a seguir, você verá uma análise sobre como os fundadores da ciência e da filosofia modernas (Galileu, Descartes etc.) atuaram de modo decisivo para dissolver a ideia grega de cosmo, consagrada, sobretudo, na física aristotélica. Leia o texto e responda às questões.


A revolução científica moderna
    "Não tentarei, aqui, explicar as razões e as causas que provocaram a revolução espiritual do século XVI. Para nossas finalidades, descrevê-la, caracterizar a atitude mental ou intelectual da ciência moderna através de dois traços que se completam um ao outro. São eles: 1) a destruição do cosmo e, consequentemente, o desaparecimento, na ciência, de todas as considerações baseadas nessa noção; 2) a geometrização do espaço, isto é, a substituição, pelo espaço homogêneo e abstrato da geometria euclidiana, da concepção de um espaço cósmico qualitativamente diferenciado e concreto, o espaço da física pré-galileana. Podem-se resumir e exprimir essas duas características da seguinte maneira: a matematização (geometrização) da ciência.


A dissolução do cosmo grego
    A dissolução do cosmo significa a destruição de uma ideia, a ideia de um mundo de estrutura finita, hierarquicamente ordenado [...] Essa ideia é substituída pela ideia de um universo aberto, indefinido e até infinito, unificado e governado pelas mesmas leis universais, um universo no qual todas as coisas pertencem ao mesmo nível do ser, contrariamente à concepção tradicional que distinguia e opunha os dois mundos do céu e da Terra. Doravante, as leis do céu e as leis da Terra se fundem. A astronomia e a física tornam-se interdependentes, unificadas e unidas. Isso implica o desaparecimento, da perspectiva científica, de todas as considerações baseadas no valor, na perfeição, na harmonia, na significação e no desígnio. Tais considerações desaparecem no espaço infinito do nosso universo. É nesse novo universo, nesse novo comando, onde uma geometria se faz realidade, que as leis da física clássica encontram valor e aplicação.
      A dissolução do cosmo, repito, me parece a revolução mais profunda realizada ou sofrida pelo espírito humano desde a invenção do cosmo pelos gregos. É uma revelação tão profunda, de consequências tão remotas, que, durante séculos, os homens — com raras exceções, entre as quais Pascal — não lhe apreenderam o alcance e o sentido. Ainda agora, ela é muitas vezes subestimada e mal compreendida.


A reforma das estruturas do pensamento
    O que os fundadores da ciência moderna, entre os quais Galileu, tinham de fazer não era criticar e combater certas teorias erradas, para corrigi-las ou substituí-las por outras melhores. Tinham de fazer algo inteiramente diverso. Tinham de destruir um mundo e substituí-lo por outro. Tinham de reformar a estrutura de nossa própria inteligência, reformular novamente e rever seus conceitos, encarar o ser de uma nova maneira, elaborar um novo conceito do conhecimento, um novo conceito da ciência, e até substituir um ponto de vista bastante natural — o do senso comum — por um outro que, absolutamente, não o é.
      Isso explica por que a descoberta de coisas e de leis, que hoje não parecem tão simples e tão fáceis que são ensinadas às crianças — leis do movimento, lei da queda dos corpos —, exigiu um esforço tão prolongado, tão árduo, muitas vezes vão, de alguns dos maiores gênios da humanidade, como Galileu e Descartes."

Koyrê, Estudos de história do pensamento científico, p. 154-155;

1. Segundo o autor do texto, quais são os dois traços característicos que marcam a ciência moderna?

2. "Doravante, as leis do céu e as leis da Terra se fundem." O que Koyré quis dizer om essa frase? O que causou essa fusão?

3. A que se refere o autor quando diz que a ciência moderna teve "até de substituir um ponto de vista bastante natural — o do senso comum — por outro que absolutamente não o é"?


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